Não é justo, trabalhador e empresário, pagar tanto imposto em sua vida produtiva, e na velhice, não ter direito nem se quer a uma aposentadoria por tempo de contribuição, pagar imposto por 35 anos nesse país, não é fácil nem pra empresário e tão pouco para o trabalhador, o trabalhador da construção civil, mal consegue emprego após os seus 50 anos.
O FIM DA APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
Com a Reforma da Previdência através da PEC 103/2019, a aposentadoria por tempo de contribuição deixa de existir, claro, isso para o contribuinte do INSS, pois os políticos mantem as suas aposentadorias por tempo de contribuição.
Na minha opinião um total desrespeito e retrocesso aos contribuintes do INSS, pois o contribuinte passará uma longa vida contribuindo, para depois ter direito apenas, a uma ajuda de custo, a partir dos 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, e o trabalhador rural de 60 anos para homens e 55 anos para as mulheres.
Vamos pegar um exemplo, um rapaz começa a trabalhar com seus 14 anos como aprendiz e a partir dos 16 anos como trabalhador normal, quando ele alcançar os 65 anos, ele terá contribuído ao INSS 51 anos de trabalho.
Mas existe alguns pontos que são graves, o trabalhador da construção civil dificilmente chega os 65 anos em plena atividade profissional, nesse caso, lhe resta a aposentadoria por invalidez, que é 30% menor que a aposentadoria por idade.
Precisamos retomar a aposentadoria por tempo de contribuição, não é justo, pagarmos tantos impostos, e não pudermos desfrutar um pouco da velhice, sem falar, que na maioria das vezes, a aposentadoria acaba sendo um complemento de renda de muita família.
Busco a alteração da PEC 103/2019, dando assim ao contribuinte do INSS a aposentadoria por tempo de contribuição, conforme segue abaixo;
70% para 35 anos de contribuição
75% para 36 anos de contribuição
80% para 37 anos de contribuição
85% para 38 anos de contribuição
90% para 39 anos de contribuição
95% para 40 anos de contribuição
100% para 41 ou mais anos de contribuição
A aposentadoria por tempo de contribuição, além de incentivar a contribuição ao INSS, é um prêmio para aquele que trabalha de forma legal, afinal, pagar imposto por todo esses anos, é mais do que justo que o contribuinte tenha esse direito preservado.
Curitiba, 17 de julho de 2022.
ALEX FATEL N. 07.2022
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.